Dicas para comprar um carro novo trocando o usado

Dicas para comprar um carro novo trocando o usado

Depois de anos com o mesmo carro, finalmente chegou a hora de trocá-lo. Quando chega esse momento, os proprietários se questionam, quase sempre, qual é a melhor forma para negociar o carro atual, seja em concessionária ou com vendedor particular. As duas formas têm suas vantagens e desvantagens, como em toda negociação, e qualquer vantagem financeira pode ser significativa.

Muita gente escolhe vender para particular por acreditar que, assim, conseguirá encontrar um valor melhor. Entretanto, esse processo pode ser demorado e desgastante. Além disso, a parte burocrática precisa ser levada em conta, afinal, vender um carro para particular faz com que o proprietário tenha que cuidar de todo o trâmite e isso pode ser um empecilho, principalmente devido à falta de tempo. Outro fator contrário é o da segurança: muitas pessoas entram em sites de compra e venda ou anunciam o carro usado com o objetivo de achar algum comprador. Essa prática pode ser mais econômica, mas pode ser uma roubada, se o cliente não for uma pessoa honesta.

Vendendo para uma loja, a negociação é feita diretamente com um local seguro, com CNPJ e estabelecimento físico. Além disso, em geral, as concessionárias ou lojas cuidam de toda a parte burocrática. Em contrapartida, muitas vezes o valor do seu carro usado acaba caindo bastante, por causa dos custos que a loja possui e do lucro que ela precisa ter. Na maioria delas, a depreciação, na hora da compra, é de 20% da Tabela FIPE. A Saitama está pagando o valor total da tabela FIPE no seu Honda usado na troca por um Honda zero km.

A época do ano também influencia diretamente nos negócios. Entre setembro e janeiro, por exemplo, as concessionárias oferecem diversos descontos aos compradores, uma vez que os modelos são renovados a cada início de ano.

De janeiro até abril, aproximadamente, os novos modelos chegam ao mercado e as concessionárias fazem diversas promoções para atrair os clientes. Essa é uma ótima hora para comprar o seu veículo com taxas e preços mais acessíveis.

Como em qualquer transação financeira, é importante que você tenha um planejamento que possa trazer segurança à sua escolha. Evite tomar decisões por impulso e que comprometam a sua saúde financeira, tenha em mente todos os pontos abordados acima e opte pelo que mais agrada

Uma empresa do grupo AVG

logo-ibama